top of page

História e Epidemiologia

 

O vírus Zika é um flavivírus transmitido por mosquitos e foi, pela primeira vez, identificado em macacos, no Uganda, em 1947, através de uma rede que monitorizava a febre amarela. Foi mais tarde identificado em humanos, em 1952, no Uganda e na República Unida da Tanzânia. Foram registados surtos da doença do vírus Zika em África, nas Américas, na Ásia e no Pacífico. Entre os anos 1960 e os anos 1980, foram encontradas infecções humanas em África e na Ásia, normalmente acompanhadas de doença ligeira. O primeiro grande surto da doença causado pela infecção por Zika foi notificada na ilha de Yap (Estados Federados da Micronésia), em 2007. Em Julho de 2015, o Brasil notificou uma associação entre a infecção pelo vírus Zika e a síndrome de Guillain-Barré. Em Outubro de 2015, o Brasil notificou uma associação entre a infecção pelo vírus Zika e a microcefalia.

Texto extraído de: https://www.who.int/mediacentre/factsheets/zika/pt/

Desde 2015, quando foi constatado o primeiro caso de infecção aqui no Brasil, até agosto deste ano, foram relatados entre 497.000 e 1.482.701 casos, além de outros milhares de casos em diversas regiões do mundo.

O vírus Zika infecta preferencialmente células relacionadas ao sistema nervoso, e foi associado aos casos de microcefalia congênita, além de outras doenças que afetam o neurodesenvolvimento.

mapa.png
Map

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Quer saber mais sobre a história e casos do vírus ZIKA ? Clique nas imagens abaixo!

Zika: circulação do vírus começou meses antes da detecção de casos

Confira o texto clicando na imagem abaixo.

Vídeo explicativo: Zika Origem - Dr. Drauzio Varella

Confira o texto clicando na imagem abaixo.

bottom of page